2.6.18

Vic


A personagem principal deste livro se chama Vic, filha única de Cláudia, diretora-executiva da maior siderúrgica do país. Workaholic assumida, competitiva, ambiciosa e perfeccionista, Cláudia ama aparecer em colunas sociais, dar entrevistas sobre sua carreira bem-sucedida, malhar feito louca, comer coisas verdes e cruas que mal cobrem o fundo do prato, gastar fábulas com cosméticos e mandar em centenas de homens na empresa que dirige.

Já a pobre Vic é repetente, branquela, asmática e sem jeito para esportes (a excluída das excluídas). Um dos poucos lugares no mundo onde ela se sente segura e em paz é o seu quarto, onde passa horas lendo literatura gótica e devorando manga com cebola. Ah, ela também gosta muito de banana com molho inglês e laranja com pimenta. 

A avó de Vic, Dona Mirtes, não sai de casa sem antes assistir a seu programa favorito de autoajuda,“Bom-dia com Elisinha”, para depois ficar repetindo seus conselhos para quem precisar (na avaliação dela). 

Mas como tudo ainda pode piorar, a mãe de Vic vai se casar de novo. E a vida da adolescente, que já é uma catástrofe, vai se tornar, digamos, um pouquinho assim, mais movimentada, com a chegada de um meio-irmão, surfista (por quem Duda, sua amiga de colégio, ficará caidinha), e seu vovô-garotão a tiracolo. 

História perfeita para quem curte umas tiradas engraçadas, repletas de ironia e aquele humor ácido. Confesso que já li, pelo menos, duas vezes. 

A autora é Cristiane Dantas. Ilustração: Jean-Claude. Edições SM. 

Pedro Antônio de Oliveira

Nenhum comentário: