29.8.15

Dias de campeões




Fotos: Viviane Ferreira
No segundo dia de visitas aos leitores (26/8), foi a vez de conhecer os estudantes da Escola Estadual Deputado Álvaro Salles, ainda no projeto Encontro com o Escritor, da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Três redações foram premiadas naquele colégio. O primeiro lugar foi do João Pedro. (Tinha de ser Pedro, né?! Rsrsrs.) E, antes de saber que seu texto havia sido escolhido, ele me fez perguntas superbacanas sobre o processo de criação. 

O João Pedro parecia um dos mais interessados participantes do bate-papo. Mas, a cada anúncio de um vencedor, que não era ele, seu semblante de tristeza e decepção cortava o coração da gente. Quando chegou a vez de contar quem era o grande felizardo da manhã, comecei falando que seu texto era especial, que havia me tocado bastante, pois tive a impressão de que o autor, em suas palavras, revelava um pouco da minha história. 

E é verdade. Em um trecho da redação, o João escreveu assim: "Antes de tudo, quero que me conheçam melhor. Meu nome é João Pedro, tenho uma vontade enorme de escrever e deixar minha imaginação fluir. (...) Bom, aprendi uma coisa sobre mim, que desde muito pequeno, eu tinha esse dom de escrever." Numa outra parte da redação, o João destaca que o momento da escrita é "tão mágico", que ele já passou três horas escrevendo sem parar. 

Quando li a primeira linha de sua crônica, João deu um pulo de alegria e a sala inteira vibrou, comemorando com ele. Foi bonito, pois os colegas, sem clima de rivalidade, parabenizaram o garoto, dizendo a ele que seu dia de vencer havia chegado, que todos sabiam do seu talento e que o reconhecimento foi mais que merecido. O João garante que vai ser um escritor famoso, porque querido, ninguém duvida, ele já é.

pedro antônio de oliveira

Um comentário:

Unknown disse...

Hola: muchas felicidades por los premios. Ya se aprecia que entre estos alumnos ya hay grandes futuros escritores. Seguimos en contacto